Luly's Arts - A brincadeira que se transforma em Arte







Seguidores

domingo, 10 de abril de 2011

Aprendendo o Quilt Livre

Olá Queridas,
Hoje resolvi postar um pouco sobre as dificuldades que tive ao querer aprender a quiltar.
Eu não costumo fazer nenhum curso de artesanatos, normalmente vou fazendo experimentos e acabo na maioria das vezes, aprendendo por conta própria.
Mas tem coisas que preciso de ajuda, quando então recorro a internet, que sempre tem artesãs generosas que ensinam de tudo um pouco.

Quando decidi que queria fazer trabalhos com quilt livre me deparei com algumas dificuldades:
1) Como colocar o pé de quitar na máquina? Eu já tinha comprado fazia um tempão, mas sequer sabia colocá-lo.
2) Seria só o pé de quiltar o ponto importante para começar meu trabalho?
3) Como quiltar?

Então comecei a pesquisar na internet e achei uma excelente explicação de como colocar o pé de quilt livre na máquina através deste blog:

http://artesdasilvana.blogspot.com/2011/01/aprenda-colocar-o-pe-de-quilting-livre.html

A Silvana, dona do blog acima, faz trabalhos lindos, é uma profissional na minha opinião.
Virei seguidora dela.

Então comecei a quiltar depois de um pouco de treino, mas não dava muito certo, o quilt ficava meio estranho, o pé de quilt ficava muito longe do trabalho, mesmo estando abaixado. E eu estava com dificuldades.

Voltei a pesquisar na internet e achei dicas que me foram valiosas nesse outro blog:

http://mecanicomaquinascostura.blogspot.com/2009/10/dicas-para-maquina-reta-overlock-e.html

No meu caso, ainda era preciso esconder os dentes da máquina, eu não sabia que isso era necessário. Como a minha máquina não tem esse dispositivo de esconder os dentes, ela veio com uma placa que serve para esse trabalho e que até então eu não sabia para que essa plaquinha servia.
Abaixo a placa que esconde os dentes:




Tem gente que não gosta de usá-la, mas no meu caso ela é bem útil e foi através dela que consegui fazer.

E por fim, aprendi que o trabalho de quilt deve sempre ser iniciado do meio para as pontas, evitando então que o tecido fique dobrado ou torto.

E assim, finalmente eu aprendi essa técnica que há muito esperava aprender.
Amei!
Agora vou fazer alguns exercícios antes de realizar os meus trabalhos de quilt livre.
E quem sabe algum dia ainda posso ficar uma expert nessa arte não é mesmo!
Espero ter ajudado!

Bjux
Luly's Arts.

5 comentários:

  1. Oi Luly, obrigada pelo recadinho carinhoso amiga!
    E essas dicas sao boas ..nunca tentei fazer quilt livre..tb tenho tudo, mas nunca fiz...vou prestar atenção a essas dicas!
    beijinhos e boa semana pra vc
    So *Ü*

    ResponderExcluir
  2. Luly,
    Amei o seu blog.
    Fiquei feliz em ver o meu post citado aqui.
    Agora estou curiosa para ver como ficou o seu quilting.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. adorei seu blog e seus trabalhos...lindos

    bjs

    fenanda

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua dica, excelente...tava quase louca pois não conseguia fazer justamente por causa da placa. Bjus e espero que esteja quiltando muito.

    ResponderExcluir
  5. Olá Luly!

    Hoje comecei a treinar quilt
    então vim até aqui e deparei com seu blog,fiquei feliz!
    pois tbém não sabia que tinha que esconder os dentes da maquina,rs
    Agora vou treinar bastante até conseguir fazer.
    Um abraço, obrigado de compartilhar.

    ResponderExcluir